30/04/2015 - Nova norma prevê extinção dos conceitos TTA/PTTA

Nova norma prevê extinção dos conceitos TTA/PTTA
Comitê de Estudos do Cobei prepara a tradução das novas normas da família IEC 61439 para painéis elétricos que deve sair em 2016. Documento tornará mais claros os métodos de verificação das características construtivas e de desempenho destes equipamentos, eliminando os conceitos de total e parcialmente testados.

Na atualidade, o consumidor brasileiro que tiver interesse em especificar e/ou comprar conjuntos de manobra e controle de baixa tensão (CMCs), os chamados painéis elétricos, terá duas opções de acordo com a norma vigente ABNT NBR IEC 60439-1: os painéis totalmente testados (TTA) e os painéis parcialmente testados (PTTA). Estas denominações referem-se aos ensaios de tipo realizados nestes equipamentos para garantir a qualidade e o desempenho dos produtos. 

O TTA diz respeito aos conjuntos que possuem as características idênticas ou sem desvios que possam influenciar seu desempenho, quando comparado a um protótipo aprovado em todos os ensaios. Já o PTTA se aplica aos conjuntos que apresentam tanto configurações ensaiadas, como não ensaiadas, mas cujos “desvios” foram derivados, por exemplo, por cálculo, a partir de protótipos ensaiados e aprovados conforme a norma.

Fonte: Portal O Setor Elétrico

Mais Notícias e Eventos

© 2004 / - MELFEX - Sua Referência em Atmosferas Explosivas