16/01/2017 - ANP procura petroleo e gas natural no subsolo do Oeste de SC

ANP procura petroleo e gas natural no subsolo do Oeste de SC

Algumas cidades do Oeste catarinense entraram na lista Agência Nacional do Petróleo (ANP) para uma pesquisa que analisa o subsolo para verificar se há petróleo ou gás natural.

A pesquisa sísmica começou a ser feita em 2015 para analisar o subsolo da bacia sedimentar do Paraná, que abrange também municípios de Santa Catarina e de São Paulo. Com caminhões que possuem equipamentos especiais, são geradas ondas sonoras que penetram no subsolo. Essas ondas voltam para a superfície e geram imagens das rochas.

Segundo a ANP informou à RBS TV, os dados obtidos a partir da vibração do solo são armazenadas em aparelhos espalhados ao longo da rodovia. Depois, são transmitidas via satélite para a sede da ANP no Rio de Janeiro. A pesquisa no Oeste catarinense deve ser finalizada na próxima semana.

Depois disso, as máquinas voltam a analisar cidades do Paraná. A expectativa é de que o estudo seja concluído até o fim de fevereiro. Conforme o órgão informou à RBS TV, a pesquisa aponta a possibilidade de haver gás natural e petróleo no subsolo, mas somente a perfuração de poços é capaz de comprovar essa existência. 

Fonte: G1 - Santa Catarina (Publicado no site da globo.com)

Mais Notícias e Eventos

Cargas perigosas

Cargas perigosas

São mais de 3,5 mil tipos de substâncias químicas de alta complexidade viajando pelas estradas brasileiras, algo que exige conhecimento e cuidados específicos

© 2004 / - MELFEX - Sua Referência em Atmosferas Explosivas