23/01/2017 - Credenciamento de equipamentos de Led para aquisições financiadas

Credenciamento de equipamentos de Led para aquisições financiadas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presidido por Maria Silvia Marques Bastos (foto), vai facilitar a implantação de equipamentos de LED no Brasil. A instituição aprovou as regras para o credenciamento de luminárias baseadas em diodos emissores de luz (LEDs) de alta potência para aplicações como uso em iluminação pública, ambientes externos em geral, indústrias e galpões.

Com isso, os equipamentos podem ter aquisição financiada nas operações de crédito do banco, como parte de seu programa de apoio à eficiência energética e geração renovável, que inclui equipamentos de geração de energia elétrica a partir das fontes solar e eólica. Um fator importante é que as normas buscam incentivar o conteúdo local, com foco em inovação e desenvolvimento de componentes de alta tecnologia.

De acordo com o BNDES, as luminárias LED de alta potência têm um grande potencial transformador no meio urbano e em ambientes industriais, por proporcionarem redução de consumo energético e de custos de manutenção, além de permitirem conectividade, sensoriamento do ambiente e de outros serviços que poderão ser prestados a partir do poste de iluminação.

“As regras, válidas por cinco anos, contados a partir de sua aprovação, foram elaboradas a partir do diagnóstico da presença crescente da eletrônica em diversos setores da economia, tornando-se uma área do conhecimento básica para o desenvolvimento de produtos e processos industriais. A metodologia foi elaborada após discussões com a indústria de iluminação e eletrônica”, explicou o banco em nota.

Uma dessas regras é a exigência de que haja a incorporação de chips projetados no País nas luminárias comercializadas com recursos da instituição a partir de 2018.

Fonte: Petronotícias - Óleo e Gás

Mais Notícias e Eventos

Cargas perigosas

Cargas perigosas

São mais de 3,5 mil tipos de substâncias químicas de alta complexidade viajando pelas estradas brasileiras, algo que exige conhecimento e cuidados específicos

© 2004 / - MELFEX - Sua Referência em Atmosferas Explosivas