17/05/2017 - IPEM - SP Encontra irregularidades em 69% das lâmpadas led fiscalizadas na Santa Ifigênia, zona central de SP

IPEM - SP Encontra irregularidades em 69% das lâmpadas led fiscalizadas na Santa Ifigênia, zona central de SP

IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou nesta quinta-feira, 11 de maio, operação especial em lâmpadas LED, na Santa Ifigênia, região central da capital paulista.


As equipes de fiscalização verificaram 5.206 produtos, sendo que 3.572 (69%) estavam irregulares e foram apreendidos. No total, as equipes fiscalizaram seis lojas e as seis (100%) foram autuadas por irregularidades nas lâmpadas LED.


Os problemas encontrados pelas equipes de fiscalização foram o uso indevido da marca do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos produtos e ausência das informações obrigatórias na embalagem e no produto.


O objetivo da operação especial, realizada em parceria com o Procon e apoio da Polícia Militar, foi retirar do mercado lâmpadas LED sem registro do Inmetro que estão descumprindo os prazos de importação, distribuição e comercialização por parte de importadores e fabricantes, ou seja, produtos que estão desrespeitando as portarias e regulamentos no que diz respeito às questões técnicas.

 

Os produtos irregulares podem apresentar informações falsas com relação a eficiência luminosa e vida útil declarada, levando o consumidor no momento da compra a escolher um produto de baixa qualidade.


As lâmpadas de LED devem ter a etiqueta nacional de eficiência energética e marcações obrigatórias na embalagem. Dentre as principais informações estão o nome, marca ou logotipo do fabricante ou importador; tensão a que se destinam em volt (V), potência máxima expressa em watt (W), fator de potência, eficiência luminosa e a equivalência da lâmpada LED com as lâmpadas incandescentes e lâmpadas compactas que ajuda o consumidor na sua escolha no momento da compra.

Durante fiscalização de rotina, em 2017 foram apreendidas/interditadas 2181 unidades e ainda em operação conjunta com a Receita Federal foram proibidas de entrar no país 200 mil unidades. Em 2016 foram apreendidas/interditadas: 3610 unidades.


Orientação para o consumo


O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.


IPEM-SP


O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Mais Notícias e Eventos

Cargas perigosas

Cargas perigosas

São mais de 3,5 mil tipos de substâncias químicas de alta complexidade viajando pelas estradas brasileiras, algo que exige conhecimento e cuidados específicos

© 2004 / - MELFEX - Sua Referência em Atmosferas Explosivas