Entenda mais sobre a NR10

A NR10 é uma norma reguladora focada na segurança do trabalho, em atividades que estão relacionadas às instalações elétricas. Essa norma existe desde 1978 e foi desenvolvida para garantir a segurança dos colaboradores nas indústrias.

Depois de ser revisada, muitos itens foram atualizados, levando em conta a inovação tecnológica que fez com que a norma original ficasse defasada com o tempo. Essa norma é de conhecimento obrigatório dos profissionais que trabalham nessa área.

Entretanto, essas obrigações não podem se limitar somente aos colaboradores, mas devem ser estendidas à empresa, que precisa garantir um ambiente de trabalho seguro a todos seus colaboradores. Em outras palavras, é essencial que a indústria, conte com instalação de materiais elétricos à prova de explosão para garantir que, por exemplo, as manutenções de equipamentos de eletricidade sejam seguras, além de garantir a integridade dos colaboradores que ficam próximos a uma máquina em áreas classificadas.

Obrigatoriedade da NR10

Todas as empresas que possuem equipamentos elétricos são obrigadas a fornecer condições de trabalho seguras que priorizem a segurança do trabalhador.

Por exemplo, se há uma tomada sem o isolamento correto ou luminárias comuns em lugares que propagam poeira explosiva, o risco de vida do colaborador já é eminente.

A NR10 também é exigida em estabelecimentos que possuem carga instalada superior a 75w e elas precisam obrigatoriamente ter os prontuários de instalações elétricas com todas as informações elétricas relacionadas às instalações elétricas.

Controle

Além de documentação, a NR10 precisa contar com medidas de proteção aos colaboradores. Podemos destacar a necessidade do aterramento dos equipamentos elétricos e contar com materiais à prova de explosão. Além desses, é preciso adotar métodos como uso de EPIs, EPCs e vestimentas adequadas.

Segurança nas instalações elétricas e a NR10

Para começar, as instalações devem ser claras ao especificar os dispositivos usados para desligar os circuitos elétrico. Depois disso, sua montagem e manutenção deve ser realizada com procedimentos que garantam a desenergização dos equipamentos, de acordo com as normas.

Proteção contra acidentes e incêndios

Para manter os colaboradores seguros, é essencial que existam sinalizações de saídas de emergência e instalações em locais seguros. Em campos mais específicos, existem as obrigatoriedades em relação as áreas classificadas. Lugares com gases ou poeiras explosivas é essencial o uso de materiais à prova de explosão. 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial