As áreas classificadas são chamadas assim pois apresentam riscos de explosões em condições normais de operação ou anormais. O risco pode ser apresentado seja por gases ou poeiras combustíveis.
Esse risco acontece quando o gás ou as partículas de poeiras já estão presentes no ambiente de produção, formam o que conhecemos por “atmosfera explosiva” e por isso é necessário separar esse local por zonas de periculosidade. Essas zonas podem ser classificadas 0,1 e 2 (grupo II gás) e 20,21,22 (grupo III poeiras).
Como acontecem as explosões
Para ocorrer uma explosão, são necessários três componentes:
- Substancia inflamável que vai de gases à vapores;
- Oxigênio;
- Ignição, que pode ser uma centelha, por exemplo.
Com isso, quando o risco fica presente, até mesmo um pequeno curto circuito pode causar um dano muito maior no local de trabalho.
Assim, os materiais à prova de explosão devem ser usados em áreas como essas. Isso aumenta a segurança e a proteção descritas na norma, de acordo com a zona em que o equipamento está alocado.
Normas nacionais das áreas classificadas
A NBR define diretrizes de áreas classificadas, assim como tudo o que os equipamentos precisam para serem usados nessas áreas. A ABNT NBR IEC 60079-0 define os requisitos gerais para instalações em atmosferas explosivas. A partir de então, varias outras normas da ABNT NRB IEC 60079 definem características mais específicas dos equipamentos a serem utilizados.
Vale ressaltar que essas normas evoluem constantemente para garantir a segurando dos processos, por isso é essencial ficar sempre atento a possíveis atualizações da ABNT.
Além da ABNT, contamos também com a NR10 que é obrigatória para esse tipo de trabalho. A norma possui obrigações específicas sobre os equipamentos elétricos em áreas classificadas como por exemplo:
- Identificação das áreas;
- Instalação de equipamentos adequados e com certificação;
- Inspeção continua dos sistemas;
- Treinamento de profissionais adequados;
- Zonas de periculosidade para atmosferas explosivas.
Ainda sobre as zonas de periculosidade, elas definem qual o tipo de equipamento está em uso. Ou seja, ela regula o tanto de proteção (EPL) que é necessário para áreas comuns e áreas com equipamentos mais perigosos, como uma bomba de combustível, por exemplo. Essa classificação determina o risco que esta presente no ambiente. Ele pode ser apresentado por ser proveniente de gases, vapores, poeiras ou fibras explosivas.
Podemos concluir então, que para casos de áreas classificadas é essencial contar com treinamento e com os melhores produtos elétricos à prova de explosão, que você encontra aqui na Melfex.